1. Associação Comercial Empresarial, Industrial e Agrícola de Magé

Linha de crédito da Faciap libera R$ 1 milhão

Os beneficiados são micro e pequenas; o recurso é liberado em 48 horas

20 de dezembro de 2018 - 10:39

O Empreender Microcrédito, criado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com a Credisol e o Sebrae/PR para atender micro e pequenos empreendedores, com empresa registrada ou não, atingiu o montante de R$ 1 milhão em valores liberados. Ao todo, já foram atendidas 81 empresas.

“O convênio do Sebrae e da Faciap nos últimos dois anos teve esse olhar de melhorar o ambiente de negócios. Aproximar o recurso financeiro dos empresários é uma das ações fundamentais para isso”, diz Flávio Locatelli, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR. “E o melhor: crédito injetado na economia local via associação comercial de forma desburocratizada”.

A ideia do Empreender Microcrédito é facilitar ao máximo o empréstimo ao empreendedor autônomo que muitas vezes não consegue ter acesso ao crédito por não encontrar condições no mercado adequadas à sua realidade. Oferece valores que vão de R$ 1.000 a R$ 20.000 com uma das melhores taxas do mercado e parcelamento em até 24 vezes. Além disso, não possui burocracia e disponibiliza o recurso em pouquíssimo tempo. A partir do momento em que é feita a solicitação, o recurso é liberado em até 48 horas.

“A agilidade é muito importante para os micro e pequenos empresários. Muitas vezes, eles perdem oportunidades de negócio porque não podem esperar mais de um mês pela liberação de um financiamento”, explica Julio Burigo, diretor executivo da Credisol.

Para ter acesso aos recursos do Empreender Microcrédito da Faciap, o empreendedor precisa ter faturamento de até no máximo R$ 360 mil por ano e não precisa ter conta corrente, já que não terá despesas bancárias. E não é obrigatório ter a empresa registrada.

A contratação do crédito é feita por meio das associações comerciais. O projeto já está funcionando em entidades da Região Metropolitana de Curitiba, da região Centro Sul, Oeste e Sudoeste.

“A Faciap criou este produto para que, por meio das associações comerciais, nós possamos incluir esses empreendedores autônomos”, explica o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa. “Para que os pequenos tenham acesso a este crédito produtivo, que vai virar investimento. Assim, eles geram negócios e todo o território ganha”.

A ideia é expandir o serviço para mais associações comerciais do estado.

Fonte: Faciap