noticias

Afif defende políticas públicas para desenvolver ambiente mais favorável às MPE

George Pinheiro, presidente da CACB, participou do evento, após importante agenda na Associação Comercial da Bahia

  • 01 de novembro de 2017 - 11:06

No casarão secular da Associação Comercial da Bahia (ACB), testemunha de muitas revoluções ao longo da história, como lembrou o presidente da entidade, Adary Oliveira, a noite desta terça-feira, 31, foi dedicada a uma homenagem aos 45 anos do Sebrae. No evento estava o presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos, reconhecido defensor da causa pela Micro e Pequena Empresa (MPE), cujo trajeto no Brasil passou também por diversos momentos revolucionários.

Foto: João Alvarez/ASN Bahia

Afif falou para uma plateia formada, em sua maioria, por empresários e empresárias, e defendeu um ambiente mais favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O presidente do Sebrae Nacional disse que, apesar dos avanços constatados nos últimos anos, a burocracia estatal ainda dificulta muito a rotina dos empreendedores brasileiros. O dirigente abordou a necessidade de mudar essa realidade por meio da representação política, um dos fatores que ele considera fundamental nesse processo.

Entre os avanços destacados por Afif está a criação do Super Simples (Simples Nacional) e, posteriormente, a inclusão da figura do Microempreendedor Individual. “Esse é o maior programa de inclusão social do mundo. O Brasil possui hoje cerca de 7,4 milhões de MEIs, que saíram da marginalidade da economia para adquirir uma cidadania empresarial”, afirmou.

George Pinheiro ao lado de Guilherme Afif Domingos e demais convidados do evento

Para esclarecer ainda mais suas ideias, o presidente apresentou um vídeo no qual mostra que os conceitos defendidos por ele em 1988, sobre distorções na economia brasileira, continuam os mesmos, quase 30 anos depois. Com a ilustração de uma pirâmide, onde a base e o meio representariam 85% da força de trabalho no Brasil – entre profissionais liberais, trabalhadores informais e MPE – Afif pontuou que a crise estaria no topo dessa figura, com o excesso de poder de caixa do governo, centralizando todos os recursos e mantendo a hegemonia sobre a sociedade. “O Brasil de cima para baixo não deu certo. Então, temos que fazer dar certo de baixo para cima”, concluiu.

Wilson Andrade, diretor do Conselho Superior da ACB, George Pinheiro e Adary Oliveira

Trabalho contínuo

Presente ao evento, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o momento de celebração, chamando a atenção também para as conquistas alcançadas ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito à legislação para as Micro e Pequenas Empresas. “Vamos continuar trabalhando para fazer muito mais por este importante segmento da economia em nosso país”, disse o superintendente.

A homenagem ao Sebrae foi organizada pela Associação Comercial da Bahia e pelo Fórum Empresarial da Bahia, este último representado pelo seu presidente, Antoine Tawil. Estiveram presentes ao evento também o vereador Paulo Câmara, o secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Luiz Gonzaga, além do diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, e do diretor administrativo financeiro da instituição, José Cabral.

CACB em Salvador

O presidente da CACB, George Pinheiro, também esteve na cerimônia em comemoração aos 45 anos do Sebrae, na ACB. “É uma honra para a nossa entidade estar onde tudo começou, há 206 anos para falarmos de assuntos tão importantes para os empresários e a economia brasileira”, disse.

Reunião do Conselho Deliberativo da ACB

Ao longo de todo o dia de ontem, terça-feira (31), Pinheiro esteve em Salvador, onde participou da reunião do Conselho Deliberativo da ACB, quando foi homologada a eleição do novo presidente da entidade, Adary Oliveira, que ficará à frente da associação até 2019. Ele substitui Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz, que, segundo Pinheiro, “fez um belíssimo trabalho, com efetiva participação nos pleitos da CACB”.

*com informações da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos