CE-CPLP discute parceria comercial com a comunidade francófona

Entrevista a rádio francesa e oportunidade de negócios na África completam a agenda desta quinta-feira

• 01 de março de 2018 - 17:15

Nesta quinta-feira (01), a Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) preencheu a agenda de George Pinheiro e Juliana Kämpf, presidente e superintendente da CACB, respectivamente, em Paris, na França. Ao lado de Salimo Abdula, presidente da CE-CPLP, e de Bertrand Dupont, coordenador da CE-CPLP para França e Bélgica, eles foram recebidos pelo chefe da Delegação Francesa para Francofonia do Ministério da Europa e Relações Exteriores, Gaël Maisonneuve.

Encontro com o chefe da Delegação Francesa para Francofonia do Ministério da Europa e Relações Exteriores

A CE-CPLP, da qual Pinheiro é presidente de honra até julho deste ano, tem interesse em formalizar uma parceria comercial com a comunidade francófona. Além disso, a França tem interesse em incentivar a criação de uma confederação similar à entidade lusófona para unir, comercial e economicamente, os países de língua francesa. Por isso, o encontro de hoje também serviu de oportunidade para que o formato, os objetivos, a organização e o histórico da CE-CPLP fossem apresentados aos franceses.

George Pinheiro em entrevista à rádio France Internacional

Logo em seguida, George Pinheiro concedeu uma entrevista à rádio France Internacional, para falar, entre outros assuntos, sobre a organização dos dois grandes eventos que a CACB promoverá em 2018 (5º Fórum Nacional CACB Mil, nos dias 20 e 21 de junho deste ano, em Brasília) e em 2019 (11th World Chambers Congress, em junho de 2019, no Rio de Janeiro). Além disso, Pinheiro falou sobre a economia brasileira e a parceria com a CE-CPLP, dando foco às ações de comércio exterior entre os países lusófonos.

Investimentos na África

Reunião com representantes da LE MOCI e da RAMITECH

Também na agenda desta quinta-feira, uma reunião com representantes da LE MOCI, uma instituição de monitoramento de comércio internacional francesa, e da RAMITECH, empresa da área de investimentos em agricultura na África. O grupo esteve, ainda, com o presidente executivo da CIAN (Conselho Francês de Investimentos na África, em português), Etienne Giros, para conhecer a entidade e apresentar, também, as propostas da CE-CPLP. A ideia é estabelecer parcerias para investimentos em países africanos, seja no apoio financeiro ou na identificação de possíveis áreas para bons negócios.

Encontro com o presidente executivo da CIAN