Confiança do empresário recua pelo 6º mês seguido, diz FGV

Índice chegou ao menor patamar desde setembro do ano passado

• 01 de outubro de 2018 - 09:56

Índice de Confiança Empresarial cresce 1 ponto entre julho e agosto

A confiança dos empresários caiu pelo sexto mês seguido, um recuo de 1,9 ponto em setembro. Assim, o índice chegou ao menor patamar desde setembro do ano passado, a 89,5 pontos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) nesta segunda-feira (1).

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança de quatro setores: indústria, serviços, comércio e construção.

Apenas o confiança no setor de construção avançou em relação ao mês anterior, ao subir 0,9 ponto em setembro. Já a confiança da Indústria, que variou negativamente em 3,6 pontos, exerceu a maior contribuição para a queda do índice.

Situação atual e expectativas

A percepção dos empresários sobre o momento presente da economia também piorou no último mês, segundo a FGV. O Índice de Situação Atual caiu 0,8 ponto em setembro, ao atingir 88,4 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE-E), que mede a perspectiva dos empresários para o futuro, recuou pelo terceiro mês consecutivo, em 1,3 ponto, para 95,4 pontos.

Em setembro, a disseminação de alta da confiança recuou para 37% dos 49 segmentos que integram o ICE. No mês passado esta parcela havia sido de 51%.