George Pinheiro representa CACB em palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

FHC dissertou sobre o atual momento político brasileiro e sua visão de mundo

• 17 de agosto de 2017 - 16:52

FHC na ACRJ CACB George Pinheiro

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso esteve esta tarde no tradicional Almoço do Empresário, evento realizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).  O também sociólogo, cientista político, professor universitário e escritor proferiu uma palestra para empresários, autoridades e lideranças.

Por mais de uma hora, FHC falou sobre os mais diversos temas: reforma política, crise econômica e conjuntura brasileira. Começou a palestra, no entanto, afirmando que a crise é grave, uma vez que a economia brasileira está parada, mas acredita na transformação da sociedade e na integração dos mercados financeiros. “Já estamos vivendo uma época diferente (se referindo aos avanços tecnológicos como smarthphones e Internet) e precisamos que as empresas e as instituições se ajustem aos desafios da contemporaneidade. Não é preciso estar fisicamente em um lugar para fazer negócios e isso já mudou a sociedade”, disse ele.

Abordou, também, a crise política atual. Para FHC, as mudanças no sistema político deveriam ser feitas aos poucos, a começar pelos vereadores. “Os eleitores votariam apenas em candidatos a deputados e vereadores, sem a possibilidade de votar nos partidos. Com isso, só os mais votados se elegeriam. Na mecânica atual, os candidatos mais conhecidos do eleitorado e com mais recursos acabam sendo privilegiados”, concluiu o ex-presidente.

Presente no evento, George Pinheiro, presidente da CACB, elogiou a abordagem do ex-presidente. “Sua fala é sempre e muito atual. Temos muito que aprender com ele. Vale a pena ouvi-lo”, declarou.

Veja fotos do evento:

Fernando Henrique Cardoso FCH na ACRJ CACB

George Pinheiro, Angela Costa, presidente da ACRJ e Fernando Henrique Cardoso. Foto: Lucas Farizel

Fernando Henrique Cardoso FCH na ACRJ CACB

Foto: Lucas Farizel