Mais de 60 ACEs participam em BH do Encontro de Presidentes e Executivos

Evento teve como primeira atividade a palestra do coach Rodrigo Cardoso, sobre liderança empreendedora

• 16 de março de 2018 - 10:36

Foto: Davi Martins

Com a presença de cerca de 120 representantes de associações comerciais de municípios localizados em todas as regiões do estado, teve início na manhã desta quinta-feira (15) o Encontro de Presidentes e Executivos das ACEs de Minas Gerais. Aberto pelo presidente da Federaminas, Emílio Parolini, o evento teve como primeira atividade a palestra do coach Rodrigo Cardoso, sobre liderança empreendedora.

O encontro, que se estende até esta sexta-feira (16), constitui-se de reuniões de trabalho, conforme frisou o presidente Parolini, durante as quais serão expostas as novidades a serem implementadas nos trabalhos da entidade neste ano, especialmente a nova metodologia a ser implementada pelo setor comercial. Segundo ele, uma das áreas que deverá ser aprimorada em 2018 é a da comunicação dentro do Sistema Federaminas.

Ele destacou alguns dos projetos em execução pela entidade, especialmente o Pró-Município, cujo sucesso tem entusiasmado as cidades beneficiadas pelo programa, fruto de parceria da Federaminas com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), direcionado para o desenvolvimento local. Também classificou 2018 como um ano de mudanças, em vista do processo eleitoral, e disse que as ACEs, em função do seu empoderamento, têm importante contribuição a mostrar em suas cidades.

Liderança – Ao sustentar que pode-se treinar pessoas para se tornarem líderes, o coach Rodrigo Cardoso descreveu algumas habilidades que se exigem de um líder, como ter energia positiva, ser um bom comunicador, ter capacidade de motivar os colaboradores e determinação para tomar decisões difíceis.

Disse que o líder empreendedor é sustentado por três pilares – habilidade em comunicação, habilidade em coach e habilidade em personalização. Cardoso também analisou os diferentes tipos de liderados com os quais o líder se comunica – o energético, o popular, o perfeccionista e o sereno, descrevendo suas características positivas e negativas. Ao concluir, motivou os presidentes das ACEs a trabalharem em sintonia com o presidente Emílio Parolini, em prol do engrandecimento do movimento associativo empresarial liderado pela Federaminas.

Na parte da tarde, o superintendente de Negócios Ricardo Lacerda apresentou a atividade Explorando o potencial das ACEs, com a descrição de novos produtos e serviços que serão disponibilizados este ano para atender às novas exigências do mercado. Em seguida falou o assessor Haenderson Sena, focalizando os núcleos regionais da Federaminas, e também o representante da Certisign, Flávio Pereira, sobre certificação digital.

Em seguida, aconteceu o painel Aproximem-se!, englobando a apresentação de novas parcerias e o talk show “Sua imagem profissional representa você?”, com a particicipação de Mariela Parolini, Adélia Galantini e Míriam Lima.

Fonte: Federaminas