Ministro busca parcerias com empresários do Rio de Janeiro

O presidente da CACB, George Pinheiro, participou do encontro. Por meio do Plano Progredir, empresas poderão cadastrar as vagas disponíveis para os jovens do Bolsa Família

• 31 de janeiro de 2018 - 09:49

O Plano Progredir oferece assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações para inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes. Foto: Clarice Castro/MDS

Oferecer vagas de empregos e estágios para os jovens beneficiários do Bolsa Família que vivem em comunidades violentas do Rio de Janeiro. O assunto foi discutido durante encontro, nesta terça-feira (30), entre o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e empresários da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (Facerj), onde aconteceu a reunião.

“Foi um evento importante para estabelecer e detalhar a parceria com as empresas do Rio de Janeiro no sentido de oferecer emprego e capacitação profissional aos jovens do Bolsa Família”, destacou.

Por meio do Progredir, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os empresários poderão cadastrar as vagas disponíveis para os jovens e participar de todas as ações do plano. A iniciativa do governo federal busca auxiliar as famílias de baixa renda no acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado do trabalho.

Segundo o ministro, 600 jovens já estão na lista para uma futura vaga no Rio de Janeiro. Também há a expectativa de reativar uma escola de hotelaria na Rocinha.

“Já temos uma oferta de mão de obra que os empresários ficaram de atender. Vamos chegar até o final de fevereiro com muitos jovens já trabalhando nesse programa específico para o Bolsa Família que estamos criando”, afirmou Terra.

Acesse a página da rede de parceiros do Plano Progredir.

“A participação dos empresários no Progredir se refletirá na melhoria de renda e no círculo virtuoso da economia”, declarou George Pinheiro, presidente da CACB.

Jésus Costa, presidente da Facerj e 1º vice-presidente da CACB,  disponibilizou a entidade empresarial do Rio de Janeiro para centralizar as ações do Progredir no estado. “É importante que criemos pontes entre as empresas e a inclusão social daqueles que precisam de emprego”, disse.

O presidente do Sindicato de Hotéis do Município do Rio de Janeiro, Alfredo Lopes, afirmou que a presença do ministro na capital fluminense sinaliza que o governo federal está preocupado com a situação da cidade. Ele disse que disponibilizará as vagas temporárias do carnaval para os jovens do Bolsa Família interessados.

“A presença do ministro aqui é fundamental e vai dar agilidade a tudo isso. A gente espera que para o carnaval, de posse desse banco de dados, a gente consiga colocar pelo menos essas vagas à disposição. Sabemos que os melhores irão continuar; então é uma excelente oportunidade”.

O secretário-executivo do MDS, Alberto Beltrame, e o secretário de Inclusão Social e Produtiva, Vinicius Botelho, também participaram do encontro.

Fonte: MDS/Ascom CACB