Ministro debate Reforma da Previdência na FIEMG

Carlos Marun reuniu-se com lideranças empresariais do estado. O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, esteve no encontro

• 19 de janeiro de 2018 - 11:50

Foto: FIEMG

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, está otimista em relação à aprovação da Reforma da Previdência. Ele acredita que até 19/02 o governo terá votos suficientes para aprovar a emenda na Câmara, para isso, aposta no diálogo com a sociedade e no retorno dos parlamentares no fim do recesso. “No momento, os parlamentares estão fora de Brasília. Metade da sociedade já é a favor da reforma e a população está se conscientizando mais da importância da necessidade da aprovação”, disse.

Carlos Marun reuniu-se com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Junior, a convite da entidade, no dia 18/01, na Federação, em Belo Horizonte. O encontro, seguido de um almoço, contou com líderes do Fórum das Entidades Empresariais de Minas Gerais, presidentes de associações e de sindicatos e foi mais uma oportunidade para debater a urgência da aprovação da emenda. “Temos mantido o diálogo com diversas lideranças. O setor empresarial está convencido da necessidade da aprovação da reforma”, reforçou o ministro.

Carlos Marun estava acompanhado por deputados federais, entre eles, o presidente em exercício da Câmara, Fábio Ramalho; Newton Cardoso Jr, Domingos Sávio, Mauro Lopes e Jaime Martins. Ao recepcionar os parlamentares, Olavo Machado Junior reafirmou o apoio à reforma por parte das entidades representativas do setor produtivo mineiro: ACMinas, CDL-BH, FCDL-MG, Federaminas, Fecomércio, Faemg, CIEMG e FIEMG, Fetcemg e Ocemg. Entidades que assinam o manifesto “Reforma da Previdência Já”, publicado recentemente na imprensa. Representantes das instituições participaram do encontro com o ministro, na FIEMG.

Emílio Parolini, presidente da Federaminas, em encontro com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

“Mobilizadas no Fórum das Entidades Empresariais de Minas Gerais, estas instituições renovam e reafirmam o seu mais irrestrito apoio à Reforma da Previdência”, enfatizou Olavo Machado Junior. Durante o encontro, o presidente da FIEMG entregou ao ministro Carlos Marun uma cartilha preparada pela Federação que detalha problemas da Previdência Social no Brasil e destaca a importância da reforma para garantir que todos os trabalhadores que hoje estão contribuindo possam receber sua aposentadoria quando pararem de trabalhar.

A proposta da Reforma da Previdência aguarda análise do plenário da Câmara dos Deputados desde o primeiro semestre de 2017. O fato de a reforma ser por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição, são necessários pelo menos 308 votos favoráveis entre os 513 deputados, em dois turnos. A votação da PEC em plenário está agendada para o próximo dia 19.

Fonte: FIEMG