noticias

Negócios: Niterói é a sexta melhor cidade do país para investir

Pesquisa publicada pela Revista Exame destaca potencial do município, que se destacou como primeiro lugar do estado

  • 26 de outubro de 2018 - 11:15

Niterói é a sexta melhor cidade para investir, empreender e negociar no Brasil. A informação é da consultoria Urban Systems, que analisou o potencial de desenvolvimento econômico de 100 cidades acima de 100 mil habitantes, identificando aquelas com as melhores oportunidades para negócios. A pesquisa foi publicada na Revista Exame de 25 de outubro. O município, que saltou do 49º lugar no ranking de 2017, também alcançou a melhor colocação no Estado do Rio de Janeiro.

A cidade está acompanhada de Vitória (1º), São Caetano do Sul (2º), São Paulo (3º), Porto Alegre (4º), Barueri (5º). Na sequência, aparecem Curitiba, Belo Horizonte, Maringá e Santos.

“Quando assumi, a cidade tinha uma das menores capacidades de investimento entre os municípios brasileiros. Fizemos um plano estratégico de longo prazo e muito investimento na modernização de sistemas. Não há mágica. Mesmo um cenário de terra arrasada no estado do Rio de Janeiro, o que Niterói vem conquistando é fruto de planejamento e diálogo com a população e com o empresariado local”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves à publicação.

Foto: Luciana Carneiro

A revista cita que Niterói é um exemplo de melhora significativa, mesmo em um cenário de crise: “com as finanças do estado do Rio de Janeiro em frangalhos, é de surpreender que Niterói tenha encontrado espaço para um salto impressionante” e que “a evolução econômica do município (…) está ligada ao nível de tecnologia adotada na gestão. Em 2012, a cidade tinha 46 sistemas de protocolos – 11 eram de pagamento e dez de contabilidade. A solução foi integrar e concentrar as informações em uma única plataforma. Diariamente, o prefeito consulta um painel da situação da arrecadação e das contas municipais. Desde 2017, Niterói tem um novo sistema e nota fiscal eletrônica e de pregão eletrônico”.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer, destaca, entre os investimentos em gestão, a implantação de sistemas, processos e práticas modernos, novos equipamentos, a realização de concursos e capacitação dos funcionários para profissionalização do serviço público, além da estruturação de um plano estratégico com metas para a cidade até 2033.

“A gestão municipal deve servir ao desenvolvimento da cidade e ao bem-estar de suas pessoas. Utilizar os recursos públicos dos cidadãos de forma responsável gera prosperidade e crescimento da sociedade como um todo”, analisa a secretária.

A revista também ouviu empresários que estão obtendo sucesso na cidade. No setor cervejeiro, a empresária Barbara Buzin, diretora da cervejaria Noi, revelou que desde a inauguração da fábrica, em 2011, a rede não para de crescer.

Já o criador da rede Alô Madruga, Leon Schaefer, contou à revista que a loja de conveniência, que inaugurou há menos de dois meses em Niterói, superou em faturamento as unidades da rede no Rio de Janeiro. Tanto que a empresa já procura imóveis para expandir na cidade. Ele também destacou a facilidade do processo de abrir a loja em Niterói na comparação com a capital Rio de Janeiro.

Gestão

O desempenho de Niterói também foi reconhecido por outras organizações independentes, como a agência de classificação de risco Standard & Poor’s Global Ratings que, em agosto, concedeu à cidade a nota de crédito mais alta em sua escala nacional: brAAA, com perspectiva estável.

As ações voltadas para a modernização da gestão, transparência e controle de gastos também levaram o Município a ser o único do Estado do Rio a alcançar excelência no Índice Firjan de Boa Gestão Fiscal, saltando da 2188ª posição em 2012 para a 6ª posição no ranking nacional em 2016. Niterói também conquistou, duas vezes, a nota 10 na Escala Brasil Transparente, um projeto da CGU, duas vezes a nota máxima no Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal, o primeiro lugar no Estado do Rio e 22º no País no índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (CFA).

Fonte: Prefeitura de Niterói

Comentários

Conheça nossas soluções para a sua empresa.

Acessar
Destaques

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos