Presidente do Sebrae participa de encontro com os presidentes da Unecs

"Vocês são as entidades que representam legitimamente os anseios de todas as empresas brasileiras, em todos os segmentos", declarou Guilherme Afif Domingos

• 06 de março de 2018 - 15:39

Os presidentes das sete instituições que compõem a União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) receberam esta manhã, durante reunião do grupo em Brasília, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, que fez um breve relato de sua história como representante da micro e pequena empresa, destacando a importância da representatividade para a melhoria da competitividade do mercado.

Foto: CNDL

“Vocês são as entidades que representam legitimamente os anseios de todas as empresas brasileiras, em todos os segmentos”, declarou Afif, que defendeu a necessidade de que se haja uma reforma fiscal no Brasil, antes da tributária. Em seguida, o presidente do Sebrae apresentou um vídeo que faz uma comparação entre o Brasil de 1988, ano de nossa Constituição, e o Brasil de hoje. “Tudo que foi dito há 30 anos, continua atual. Não evoluímos em nada. Por isso, é preciso estimular as lideranças locais, para que um novo Brasil seja construído de baixo para cima”, destacou.

Em concordância com Afif, o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e da Unecs, Paulo Solmucci, afirmou que, enquanto lideranças, as entidades do grupo têm um importante papel a cumprir nas discussões em torno da transformação do País. “Não adianta falarmos em um novo Brasil, se não tivermos uma nova atitude no que diz respeito a fazer política”, disse.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, George Pinheiro, endossou a fala de Solmucci e disse que se o País continua o mesmo de 30 anos atrás, está nas mãos das entidades de classe a responsabilidade de lutar pela mudança. “Nossa representatividade é capaz de sustentar a transformação e mudar os rumos do País”, concluiu.

“O Brasil precisa mudar e nós não temos tempo a perder”, declarou José César da Costa, presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Convênio

A Unecs estuda a assinatura de um convênio com o Sebrae que fomente a melhoria do ambiente de negócios no Brasil. A ideia é unir os interesses e objetivos das partes em três eixos de atuação: representação, simplificação e acessibilidade digital.

Na reunião, o grupo discutiu, ainda, o apoio a projetos de interesse do setor, como a venda de medicamentos isentos de prescrição médica no varejo; o cadastro positivo; e o spread bancário.

Além de Paulo Solmucci, George Pinheiro e José César da Costa e do ex-presidente da CNDL e conselheiro da Unecs, Honório Pinheiro, também estiveram no encontro os presidentes da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Emerson Destro; da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto; da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun; e da ssociação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz.