• 21 de setembro de 2017 - 10:08

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) sagrou-se campeã da World Chambers Competition, na categoria Best CSR Project (Melhor Projeto Corporativo de Responsabilidade Social, em português). O Programa de Empoderamento da Mulher Empresária venceu outros três concorrentes e trouxe para o Brasil o prêmio de € 3 mil.

Projeto da CACB vence Competição Mundial das Câmaras de Comércio

O Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), da CACB, está há 15 anos promovendo o empoderamento das mulheres, com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero e suscitar o desenvolvimento sustentável com responsabilidade social.

Em Sydney, na Austrália, onde acontece o 10th World Chambers Congress (WCC), a analista de projetos de cooperação internacional da Confederação, Gabriele Oliveira, foi a responsável por apresentar o projeto, durante a programação do evento. “Sem dúvida alguma, a apresentação, muito bem feita pela Gabriele, foi fundamental para que vencêssemos a competição”, afirmou Juliana Kämpf, superintendente da CACB.

Gabriele Oliveira, analista de projetos de cooperação internacional da CACB

Assista ao momento do anúncio da premiação:

O projeto

O projeto apresentado pela CACB citou a desigualdade de gênero no Brasil, dando destaque para a pequena quantidade de mulheres que ocupam cargos importantes, seja em empresas, seja no Congresso Nacional. Foi preocupada com este cenário que, em 2002, a Confederação criou o CNME, cujo a missão é promover o desenvolvimento e o empoderamento da mulher empresária, através do associativismo.

Como exemplos de sucesso, o projeto apresentou os casos de Franca-SP e do Doces Sonho Real. Em Franca, por exemplo, o projeto elevou em 32% o volume de negócios em empresas dirigidas por mulheres.

O projeto também transformou em empresárias, donas de casa e empregadas domésticas da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, que tinham sonhos e habilidades em comum. Através de parcerias com ONGs, o Doces Sonho Real inaugurou uma fábrica de doces caseiros. Hoje, as donas do negócio realizam ações para promover a abertura de um mercado local para a comercialização de seus produtos.

O projeto da CACB leva como um dos principais objetivos desencadear o poder de cada mulher que esteja ou deseje estar engajada nos negócios, através do poder do associativismo.

A CACB parabeniza a todos os envolvidos no projeto.

Expectativa

Passado o 10th WCC, a expectativa fica por conta dos preparativos para 2019, quando, pela primeira vez, o Brasil vai sediar o Congresso Mundial das Câmaras de Comércio. O 11th WCC será realizado no Rio de Janeiro.

Para atrair participantes para o evento na Cidade Maravilhosa, Paulo Protásio acompanhou a delegação brasileira durante todo o evento, representando o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

Projeto da CACB vence Competição Mundial das Câmaras de Comércio

Juliana Kämpf, Gabriele Oliveira, George Pinheiro, e a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária , Neiva Kieling