Unecs e Frente Parlamentar CSE discutem próximos passos para o setor de comércio e serviços

Parlamentares e líderes do setor se reuniram em Brasília, no início da tarde desta quarta-feira (17)

• 17 de outubro de 2018 - 17:18

Foto: CNDL

O presidente da CACB, George Pinheiro, participou na tarde desta quarta-feira (17) de um almoço com integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), para alinhamento de assuntos de interesse do setor.

O presidente da Frente, deputado Efraim Filho (DEM/PB), discursou sobre o resultado das eleições legislativas e agradeceu a importante contribuição dada ao setor por parte daqueles parlamentares que não se reelegeram. Disse ainda que há uma grande tarefa pela frente. “Mais que mudar a letra da lei, temos que promover uma cultura de valorização da classe empresarial. Agora é o momento da renovação, de saber onde erramos, onde acertamos e quais devem ser os próximos passos que devemos dar nos anos que se seguem”, declarou.

Foto: CNDL

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, endossou a fala de Efraim quanto à importância dos parlamentares não reeleitos e destacou e reconheceu como uma grande vitória a decisão do STF desta amanhã, que reconheceu que a CACB possui legitimidade para propor arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF).

Sobre a Unecs, o presidente do Sebrae reconheceu seu importante papel de apoiar e dar força ao Congresso para retomar o crescimento do país. Afif falou ainda sobre substituição tributária, pauta que deve ser discutida por lideranças do setor na próxima semana.

Além de Efraim e Afif, também compuseram a mesa o deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), Paulo Solmucci.

Unecs

Pela manhã, os presidentes das instituições que compõem o grupo se reuniram em Brasília, na sede do Instituto Unecs. Os líderes conversaram sobre conjuntura política, discutindo o resultado das eleições do último dia 7 e as perspectivas para o segundo turno da eleição presidencial, além de discutirem assuntos como a defesa da reforma trabalhista e o andamento do Cadastro Positivo e da reforma da Previdência, por exemplo.

Criada em 2014, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços é formada por oito das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A Unecs é responsável por 15% do PIB brasileiro; 65% das operações de crédito e débito no país e pela geração de 22 milhões de empregos direto. Saiba mais em: www.unecs.org.br